25 de Abril... venha outro

25 de Abril ... Ontem, Hoje e Amanhã. 25 de Abril sempre. O Povo é quem mais ordena, dentro de ti ó cidade. Dentro de ti ó cidade, irei ter por ..."


Amigos de Abril

Novo Abril?

Tags

Activismo!

ImprensaAlternativa

Documentários

Blogs&Revistas

Esquerdas (pt)

América Latina

Especial

Dívida?



Esquerda.Net

Dez anos depois da falência do Lehman estamos pior. Concentração bancária, finança-sombra, austeridade e mais dívida. Sísifo vai voltar a fazer das suas.

Fonte: https://www.esquerda.net/opiniao/dez-anos-mal-contados-e-que-contam-muito/57089

Este domingo à tarde, em Lisboa, o Bloco vai juntar várias personalidades do sector da saúde em defesa da Lei de Bases proposta pelo fundador do SNS e o antigo coordenador bloquista.

Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/sessao-publica-junta-apoiantes-da-proposta-de-arnaut-e-semedo/57109

Questionário autorizado pela Direção Geral de Educação já foi alvo de várias queixas junto do Alto-Comissariado para as Migrações (ACM) e da Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/inquerito-racista-retirado-de-escolas-de-lisboa-e-porto-apos-protestos/57105

A proposta agora apresentada é mais uma tentativa do PSD inserida numa longa batalha contra o SNS.

Fonte: https://www.esquerda.net/opiniao/o-negocio-agradece-saude-e-que-nao/57086

Neste texto datado de 2008, Éric Tousssaint denuncia as respostas dos governos à crise bancária internacional e antecipa o que de facto aconteceu nos anos seguintes: aumento avultado da dívida pública e aceleração das políticas de austeridade.

Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/resgates-bancarios-apos-lehman-brothers-uniao-sagrada-para-vigarice-sagrada/57102

O humanismo, a coragem e o empenho social do José Pinto (Chalana, para os amigos) é conhecido desde há muito. Em muitos casos pagou caro por isso. Parece que o preço que agora está a pagar pela sua frontalidade é proporcional à prepotência do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Artigo de Ricardo Paes Mamede, Ladrões de Bicicletas.

Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/perseguicao-politica-no-municipio-do-porto/57101

Treze reclusos do Estabelecimento Prisional de Monsanto, em Lisboa, iniciaram esta terça-feira uma greve de fome, justificando com a má qualidade da alimentação, a assistência médica e o isolamento informou à Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Fonte: https://www.esquerda.net/breves/prisioneiros-de-monsanto-iniciam-greve-de-fome

Com o agravamento destas disparidades escandalosas, a definição de uma proporção máxima entre salários ganhou ainda mais adeptos. O Parlamento português vai pronunciar-se, no próximo dia 28.

Fonte: https://www.esquerda.net/opiniao/possivel-surpresa-de-setembro-um-consenso-no-parlamento/57066

Com a crise imobiliária de 2008 e as revoltas que se seguiram em todo o mundo, o sistema financeiro teve que encontrar novas formas de garantir os seus lucros, afirmou filósofo norte-americano.

Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/crescimento-da-extrema-direita-e-consequencia-do-neoliberalismo-diz-noam-chomsky/57096

Sindicatos dos enfermeiros convocaram paralisação para 20 e 21 de setembro. Guadalupe Simões, dirigente do SEP, aponta ?valorização salarial de toda a grelha? como principal exigência.

Fonte: https://www.esquerda.net/artigo/greve-nacional-dos-enfermeiros-vai-ter-adesao-em-massa/57094