25 de Abril... venha outro

25 de Abril ... Ontem, Hoje e Amanhã. 25 de Abril sempre. O Povo é quem mais ordena, dentro de ti ó cidade. Dentro de ti ó cidade, irei ter por ..."


Amigos de Abril

Novo Abril?

Tags

Activismo!

ImprensaAlternativa

Documentários

Blogs&Revistas

Esquerdas (pt)

América Latina

Especial

Dívida?



Movimento Cívico Amigos de Abril - MANIFESTO

25 de Abril de 1974: depois de 48 anos sob domínio ditatorial, fascista e colonialista do regime do Estado Novo, o povo português pôde voltar a respirar; O Movimento das Forças Armadas deu finalmente voz à luta de uma longa resistência popular, que de forma heróica se bateu contra a brutalidade e opressão do regime. O fim da guerra e da repressão, a democracia e a liberdade de expressão, negadas durante décadas a todo um povo voltaram para lhe devolver humanidade e dignidade.

Porque aspiramos um futuro onde a defesa intransigente da Liberdade e dos Direitos Humanos sejam o principal motor de evolução das sociedades, defendemos a importância de preservar a memória da Revolução de Abril, que pela sua importância política, social, histórica e cultural deve ser transmitida às novas gerações, fazendo-as reflectir sobre a actualidade e intemporalidade dos seus valores.

Infelizmente as comemorações e iniciativas oficiais relativas ao 25 de Abril no concelho de Barcelos foram nestes 35 anos praticamente inexistentes, muito por culpa da falta de interesse do anterior executivo camarário em assinalar esta data de forma digna e com a projecção merecida.

 Por tudo isto, em 2009, um grupo de pessoas de várias idades, profissões e orientações politicas decidiu formar o Movimento Cívico Amigos de Abril e organizar as comemorações do 25 de Abril, que tiveram lugar na Praça Pontevedra e incluíram uma sessão de poesia e vários concertos.

O Movimento Cívico Amigos de Abril, é um grupo de cidadãos, independente, plural e sem fins lucrativos que pretende voluntariamente organizar iniciativas comemorativas e outras, relacionadas com a Revolução de Abril promovendo a participação cívica da população.